top of page

Crea-PA inicia planejamento para ter o seu aplicativo, nas versões IOS e Android

Em busca de trazer novas tecnologias para a melhoria dos serviços, o Crea-PA iniciou planejamento para possuir um aplicativo, nos sistemas Android e IOS, que chegará para facilitar o trabalho de quem faz a fiscalização e também a realização de denúncias por cidadãos comuns.


Uma reunião, na manhã de sexta-feira, 23 de março, aconteceu para definir o que precisa ser feito. Há um grande desafio envolvendo adaptações nos sistemas do Conselho, bem como a aquisição de produtos tecnológicos, como tablets, smartphones e computadores. Participaram o presidente, Renato Milhomem, o Gerentes de Fiscalização, Elival Cruz, os Superintendes Administrativo e Técnico, Jefferson Cordeiro e Valmar Aníbal, além do Gerente do Departamento Tecnologia da Informação, Luiz Alberto.


- A gente vai usar dois sistemas, o ART fácil e o GeoFisco. Pra poder usar, precisamos fazer adaptações. A reunião de hoje foi para isso, ver o que precisa fazer para implementar no CREA-PA. Queremos estar com ele funcionando até o fim do ano, esse foi o prazo que estabelecemos – disse Luiz Alberto.

O Aplicativo será feito em parceria com o Crea-GO, que já o utiliza e cederá todo o sistema para que o Crea-PA adapte à realidade local. Nele, o cidadão comum poderá fazer denúncias com mais facilidade e os fiscais visualizarão dados de mapas de forma georreferenciada. É justamente a fiscalização, atividade fim do Conselho, que deverá avançar mais com a implementação do serviço.


- Tem muitas informações, que nós fiscalizamos, que levamos apenas para o nosso banco de dados. Esse aplicativo vai nos possibilitar fazer rotas e controlar o nosso trabalho. Cada fiscal vai verificar a área de abrangência que ele fiscalizou, as ações que foram feitas naquela área e isso vai passar a ser sincronizado com o processo fiscal. Esse aplicativo vai nos facilitar muito, principalmente quando fizermos parcerias com outras instituições e pudermos acessar o banco de dados delas – disse Elival Cruz, Gerente de Fiscalização do Crea-PA.


A previsão inicial é de que todo o processo, já com o aplicativo funcionando, seja concluído até o final de 2018.


bottom of page