Cálculo para pré-dimensionamento de Laje, Viga e Pilar
Ao iniciar o projeto de um edifício, é essencial que arquitetos e engenheiros calculistas tenham a mesma concepção da obra, com isto, uma forma de prever as melhores soluções, é através do pré-dimensionamento dos elementos estruturais.
Este pré-dimensionamento auxilia o projeto arquitetônico na estimativa de cada uma das peças pertencentes a um edifício, observando-se a estética, restrições e possibilidades dos espaços.
Na concepção de um projeto estrutural, o engenheiro calculista ainda não conhece as dimensões das diferentes peças que compõem a estrutura, portanto não tem uma estimativa do seu peso próprio, caindo no paradoxo sem solução: Para saber o peso é necessário saber as dimensões, mas, para saber as dimensões é preciso saber o peso. Nestes casos, o pré-dimensionamento se torna fundamental para o lançamento inicial das cargas.
Vale ressaltar que o seguinte pré-dimensionamento foi criado com base na experiência de diversos profissionais, apenas como método de estimativa, sendo assim não valem como resultados precisos.
Evidentemente, é necessário que, posteriormente, sejam realizados os cálculos estruturais com o cuidado e a exatidão exigidos pelas normas técnicas, mas pelo menos, com o pré-dimensionamento, é possível ter um ponto de partida para que o projeto seja efetivado.
O objetivo desta planilha é apresentar um dos métodos de pré-dimensionamento de peças estruturais (lajes, vigas e pilares) de edifícios construídos em concreto armado. Existem diversos outros métodos, mas, provavelmente, este seja um dos mais comuns.
Como ainda está se fazendo um cálculo preliminar, todos os vãos citados neste texto podem ser considerados como a distância, centro a centro, entre os apoios.